sábado, novembro 11, 2006

Filoctetes - Cornucópia

O segundo espectáculo que vejo no Cornucópia (estreei-me com o "Ginjal" este verão) e pela 2a vez consecutiva toda a gente me aponta o Luis Miguel Cintra como "o grande" e pela 2a vez consecutiva não o vejo assim.

Para mim, este grande senhor, que acredito profundamente ser grande, não passou a tal "grandeza" de uma personagem sofocliana. Procura despertar em nós (espectadores) a pena pelo seu personagem. Mas uma personagem sofocliana, uma personagem de tragédia grega antiga deveria (na minha modesta opinião) ter mais virtude, mais honra. Não vejo nele mais do que gemidos.

Outro que, para mim, era uma quebra no espectáculo é o actor que representa Neoptólemo (Duarte Guimarães). Tanto pode estar em cena, como nos nossos bem "amados" Morangos com Açucar que não vejo diferença.

Fiquei também muito surpreendida (positivamente) com os actores que faziam de Héracles (José Manuel Mendes) que aparece em cena não como o jovem guerreiro que vemos em gravuras ou mesmo no famoso filme da Disney, mas como um velho barrigudo, com uma voz imponente e bela; e de Ulisses (António Fonseca).

Outra coisa que adorei foi a cenografia deste espectáculo. Mas... já não digo mais nada. Aconselho a ir ver;)

Sem comentários: