segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Acasos

"Só o acaso pode ser interpretado como uma mensagem. O que acontece por necessidade, o que já era esperado e se repete todos os dias é perfeitamente mudo. Só o acaso fala. Nele é que se deve tentar-se ler, como as ciganas fazem com as figuras deixadas no fundo de uma chávena pela borra do café.
Para Tereza, a presença de Tomas no restaurante foi a manifestação do acaso absoluto. Estava sentado sozinho a uma mesa com o livro aberto à frente. Levantou os olhos para ela e sorriu: “Conhaque”:
Neste momento, a rádio estava a transmitir um programa de música. Tereza foi buscar o conhaque ao balcão e girou o botão do aparelho para ouvir melhor. Era Beethoven.
A nossa vida quotidiana está sempre a ser bombardeada pelos acasos. Mais exactamente, por encontros fortuitos entre as pessoas e os acontecimentos, ou seja, por aquilo a que costuma chamar-se coincidências. Há uma coincidência quando dois acontecimentos inesperados se produzem ao mesmo tempo, quando se encontram um com o outro: Por exemplo, Tomas aparece precisamente no momento em que a rádio está a dar Beethoven. Na sua imensa maioria, este tipo de coisas passa totalmente despercebido. Se o homem do talho tivesse vindo em lugar de Tomas, Tereza não teria reparado na rádio (embora o encontro de Beethoven com um homem do talho também não deixe de ser uma coincidência interessante). Mas o amor a nascer aguçou-lhe o sentido de beleza e, por isso, nunca mais esquecerá esta música.
O acaso tem destes sortilégios, a necessidade não. Para um amor se torne inesquecível é preciso que, desde o primeiro momento, os acasos se reúnam nele como pássaros nos ombros de S.Francisco de Assis.
Não há, portanto, razão nenhuma para censurar aos romances o seu fascínio pelos misteriosos cruzamentos dos acasos, mas há boas razões para censurar o homem por ser cego a esses acasos na sua vida quotidiana e assim privar a vida da sua dimensão de beleza."


(Milan Kundera- A insustentável leveza de ser)


1 comentário:

Sofia disse...

Isto são mais de 10 linhas... hehe. mas valeriam a pena, anyway.

Ps. Porque é que o meu blog fica no fim da tua lista mesmo que eu publique qualquer coisa? Já deve ter percebido que não vale muito a pena... Vá, eu compreendo XD