domingo, outubro 29, 2006

Significa criar laços

"Para mim não passas de um rapazinho igual a cem mil rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Para ti sou apenas uma raposa semelhante a cem mil raposas. Mas, se me cativares, teremos necessidade um do outro. Para mim serás único no mundo. E eu serei para ti única no mundo..."

"A minha vida é monotona. Caço galinhas e os homens caçam-me a mim. Todas as galinhas são iguais umas às outras e todos os homens são iguais uns aos outros. Por isso, aborreço-me um pouco. Mas se me cativares a minha vida ficará como que iluminada pelo Sol. Conhecerei um ruído de passos que será diferente de todos os outros. Os passos fazem-me meter debaixo da terra. Os teus, chamar-me-ão para fora da toca como uma música (...) O trigo, que é dourado, far-me-á lembrar de ti. E amarei o som do vento no trigo... Por favor, cativa-me!"

"Somos responsáveis por quem cativamos"


in O Principezinho.

Um post à primeira vista banal. Quem é que não conhece o Principezinho? Quem é que em criança não foi obrigado a lê-lo? Ou amamos, ou odiamos. Mas tudo o que ele nos ensina tem lógica, tem razão de existir. Não gosto de coisas banais, mas apesar disso ponho estas frases no meu blog, para reflectir sobre elas. Ou talvez por serem bonitas.

3 comentários:

Phil disse...

o "principezinho" não tem nada de banal e muito mais pessoas do que se imagina não foram obrigadas a lê-lo e muitas outras leram mas não perceberam a importância daquilo que leram. A responsabilidade que temos sobre os laços que criamos; que se alguem confia, gosta, espera de nós é porque lhe demos em algum momento alguma coisa que não podemos tirar sem qualquer consideração, porque isso será desconsiderar o laço que invisivelmente se cria e deixar o outro com uma ponta solta e desvitalizada. Assumir a responsabilidade quando se quer é fácil. Mas assumir a mesma responsabilidade qdo já não se quer - que não desaparece só porque não traz benefício próprio -é respeitar o laço e rematar bem as pontas dos sentimentos que estão ou estiveram. No amor, na amizade, nas relações. Nos laços. Na vida dos sentimentos.

Niusha disse...

Não disse que o "principezinho" era banal. Disse que citá-lo à primeira vista parecia banal:P Atençao:p.

Criar laços parece fácil. Mas "somos responsáveis por quem cativamos". E isso já é dificil;).

Anónimo disse...

nao me lembres.. vou xorar!!! buahahah adoro o principezinho... =) ******